sexta-feira, abril 14, 2006

Chernobyl

Comprei este mês a national geographic que fala sobre o acidente nuclear de Chernobyl.
Este, que foi o maior acidente nuclear da história de sempre «ainda exerce a sua influência maligna sobre a terra e as pessoas.»
«Faz 20 anos este mês que a vida em Pripyat terminou com um estremecimento. Antes da alvorada do dia 26 de Abril de 1986, a menos de três quilómetros a sul do que eentão era uma cidade de 50 mil habitantes, rebentou o reactor nuclear de Chernobyl. Trinta pessoas morreram devido à explosão e ao incêndio por ela gerado ou por exposição às radiações. (...) Foi o pior desastre nuclear do planeta.»
Os danos genéticos causados há 20anos começam agora, lentamente a fazer-se sentir.
Cerca de 4000 pessoas acabaram por morrer de leucemia e de outros cancros induzidos pelas radiações.
Os efeitos psicológicos tem sido devastadores. Muitas mulheres acham que gerarão bébés pouco saudaveis ou bébés sem futuro.
As terras estão ainda infestadas da radiação o que faz delas impróprias para cultivo do que quer que seja.
Os pinheiros começam a ocupar a floresta vermelha, embora algumas áreas radioactivas os tenham deformado, com agulhas anormalmente curtas ou longas e cachos de rebentos onde deveria existir apenas um. Esta floresta modificada pelas rediações é uma anomalia.
Vale mesmo a pena ler este artigo e ficar a saber o que aconteceu no passado para que o mesmo não se repita no presente. Além disso a revista só custa 3,50€.

http://www.nationalgeographic.pt/revista/0406/default.asp

Sem comentários:

Adonde é que voces andam?