quinta-feira, agosto 24, 2006

A Plutão

Noticia Público - 24/08/2006
O sistema solar passou a ter apenas oito planetas.
A União Astronómica Internacional decidiu hoje que Plutão, até aqui um dos nove planetas do nosso sistema solar, é um planeta anão.
Os planetas do sistema solar são agora Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno.
A primeira definição de planeta, aprovada hoje depois de um debate acalorado entre 2500 cientistas e astrónomos de todo o mundo, traça uma linha clara entre Plutão e os actuais oito planetas do sistema solar.
Segundo a nova definição, para que um corpo celestial possa ser considerado um planeta deve orbitar em torno de uma estrela, ter massa suficiente para ter gravidade própria e assumir uma forma arredondada e ser dominante na órbita. Esta última norma foi determinante para desclassificar Plutão, que até se cruza com o "vizinho" Neptuno na sua órbita em torno do Sol.
Para além das definições de planeta e de planeta anão, o documento da União Astronómica Internacional cria uma terceira categoria para abranger todos os outros objectos - à excepção dos satélites -, que ficam agora conhecidos como pequenos corpos do sistema solar.


Porque é que Plutão já não é planeta? Eu quero que seja... Quem é que tomou esta decisão? Ninguém me consultou! Eu também quero ter voto na matéria. Lá porque os senhores doutores da astronomia decidiram que plutão já não é planeta não quer dizer que todos tenhamos que acatar com esta decisão!! Lá porque eu me vou formar em gestão não quer dizer agora que eu vá chamar aos balanços, folha com numeros. Certo?
Lá porque o planeta tem uma rota diferente não quer isso agora dizer que não vá ser excluido aqui do clube dos planetas... Só porque eu vejo um punk na rua e porque ele se veste de maneira diferente, eu não deixarei de lhe chamar pessoa.
Malditos cientistas que acham que tem mais voto na matéria que eu! Eu digo que plutão é planeta. Lá por ser anão não deixa de ser menos planeta que a terra.
Coitado de Plutão. Ele é apenas um anão com roupa punk.

Mas vá deixa lá! Eu continuarei a chamar-te planeta!

3 comentários:

Rute disse...

Eu também gosto muito do PLANETA PLUTÃO!!! Há de ser sempre planeta para mim.
Mas com o desenvolvimento que isto tudo anda a ter, qualquer dia descobrem que não estamos inseridos num sistema solar e que não somos os seres mais inteligentes do universo. Vão descobrir que acima de nós estão as formigas!!!

Pedro Espírito Santo disse...

Eu acho é que a lua devia ser elevada a país. Eu sempre achei que era um bocado de terra que se desprendeu na altura da formação dos continentes e oceanos.

Anónimo disse...

Nope, na minha opinião a Lua estava de passagem durante umas férias e apaixonou-se pela Terra (era lésbica), e deixou a namorada sozinha do outro lado do Universo. E isso não se faz! Em relação a Plutão, sempre gostei muito dele, o planeta mais pequenino mas mais extravagante!

Adonde é que voces andam?