quinta-feira, setembro 07, 2006

a Lisboa


Fui a Lisboa comprar o meu ilustre e, diga-se de passagem, caríssimo traje académico a uma loja ali para os lados da Rua do Carmo. De carro e a tentar perceber onde ficava a maldita rua que nunca mais aparecia passei por um largo, que nunca na minha vida tinha visto. Pensei: "Ainda há-de ser este ano que aqui venho a este largo. Conhecê-lo. Dizer-lhe "olá!". Deve chamar-se largo do Carmo. "Prazer!"
Lá encontramos a rua. Lá comprei o traje, que me ficaria a matar... não fosse eu tão magro, e saí. Desta vez fui a pé. Desci uma rua e olhei para os prédios e para as ruas. Olhei para uma Liboa que nunca tinha visto. Uma Lisboa diferente daquela que conhecia. Uma Lisboa mais bonita. Os prédios eram coloridos, envoltos numa brisa cinzenta, poluida das obras que se fazem na rua. As grandes escadarias com pequenos restaurantes onde almoçam e jantam turistas.
Percebi então que não conheço Lisboa. Sempre vivi perto de Lisboa. A dez minutos de metro. Faço compras em Lisboa. Estudo em Lisboa. Saio com os amigos em Lisboa. Mas não conheço Lisboa. Não conheço a verdadeira Lisboa. Aquela Lisboa que se esconde por detrás dos monumentos mais visiveis.
Vou conheçer Lisboa. Ainda este ano. Vou-me enfiar por ruas e ruelas, praças e praçetas. Vou conheçer Lisboa. Dizer-lhe: "Olá. O meu nome é Tiago, prazer."


10 comentários:

Ana Pena disse...

Quero acompanhar-te nessa descoberta! Eu tb sinto que não conheço Lisboa....

Tiago disse...

Fica combinado! Com companhia é mais giro!

Anónimo disse...

Se quiserem mais uma pessoa para esse passeio, podem contar comigo!

Pedro Espírito Santo disse...

TAMBÉM QUERO ! E se a minha ida a Lisboa tiver para perto, voces prometem que me levam a passear ??

Anónimo disse...

Claro que prometemos rapaz! Estás mais que convidado para vires dar um passeio connosco e conhecer Lisboa! ;)

Tiago disse...

hmmm não sei, só te levamos se prometeres que te portas mal...

Ana Pena disse...

só vou ctg se me deres um abraço!:)

Pedro Espírito Santo disse...

Ok, eu prometo me portar muito, muito mal ! By the way, isso não será muito complicado ! Penita, se for preciso, até passeamos abraçados o tempo todo ! Bamos todos de mãozinhas dadas pelas ruas de Lisboa ! La la la !

Rute disse...

Eu levo as trelas... Podem-se perder ou querer morder noutro animal qualquer...

Pedro Espírito Santo disse...

Melhor ! Vamos todos no carro novo da Rute !

Adonde é que voces andam?