sábado, dezembro 09, 2006

Discursar no metro!

O que vou contar a seguir passou-se na 3f passada, mas a falta de tempo impediu-me de relatá-lo mais cedo!

Tudo começou quando estava na estação de metro de entrecampos acabado de sair da faculdade com um alto nível de sono em cima!
Espero e desespero pelo metro que nunca mais chega.
É então que subitamente uma mulher que está do outro lado da linha do metro grita: "MINHA GENTE". Acordo do ligeiro sono que estava a ter e dirijo toda a minha atenção para a dita senhora que se preparava para fazer um discurso.
A senhora, já dos seus 50/55 anos, julgava eu ser africana devido ao tom de pele, era sim uma brasileira, com uma presença em publico invejável ao melhor discursador do mundo!
Enquanto as pessoas criticavam a dita, chamando-a de louca, maluca, bêbeda, xanfrada, eu abri o meu espirito e analisei a situação sem criticar o momento ao qual a mulher se propunha.
Começa gritando: "MINHA GENTE". Chamou a atenção de todos os presentes. Discursava do outro lado da linha. Porquê? Para obter o maior nível de visibilidade possivel. O outro lado era como um palco onde a senhora discursava usando toda a pujança da sua voz. Movimenta-se num espaço reduzido prendendo apenas as atenções da população alvo. Esta população situava-se em 1/4 da estação na qual eu me situava. Segue-se então o assunto da conversa: Deus.
Faz uma breve introdução. Começa por dizer que a nossa sociedade está corrompida. Os habitos são maus, a comida não presta, os valores estão corrompidos e só Deus poderá salvar toda a gente. Abrangeu todos os tópicos do discurso que se seguia.
Passa então ao desenvolvimento. Começa por explicar porque é que a sociedade está corrompida. Fala dos valores. Fala da comida que está estragada. Diz até que a carne é "de bicho louco" que "os peixes estão cheios de côcô". Apresenta a solução dizendo: "Porque é que as pessoas não comem verduras e legumes?". Isto é, ao apresentar os problemas vai apresentando as soluções para os mesmos.
Fala, em alto e bom tom de voz. Fala de Deus, e de todas as coisas em que acreditava, sem nunca impor a sua opinião, mas sempre dizendo aquilo que pensava falando alto e em bom som!
É então que o painel do metro toca indicando que o metro vinha a caminho. Bolas! Estava a gostar tanto desta análise a um dos melhores discursos a que já assisti.
A oradora apercebe-se da quase chegada do metro e começa a concluir. E mesmo antes do metro se meter pela estação adentro ela conclui despedindo-se com "Obrigado a todos, que Deus vos acompanhe e um Feliz Natal para todos vós".
O metro invadiu a estação e o discurso acabou. Algumas pessoas riam, outras cometavam a loucura da mulher. Eu achei aquele discurso (embora o tema não me diga nada) um dos melhores, mais bem estruturados e mais completos. O tema não era muito famoso e as palavras utilizadas também não, mas...!
Se eu tivesse um jeito assim tão grande para discursar como a mulher estava safo em todas as apresentações na faculdade.

Um grande bem haja à dita senhora pela aula que me deu!

2 comentários:

e.t. disse...

Ahh mt bem, mt bem...um discurso no metro! Sem dúvida que o metro é um local indicado para se assistir a esse género de coisas...LOL...apanha-se com cada situação =S

Eu o piorzito que já vi por lá foi: um homem todo sujo (tipo sem-abrigo) que andava para ali aos gritos ...trazia um saco de pano com roupas (dele) e andava-se a queixar (tambem a modos de discurso, em alto e bom som) que recebia pouco dinheiro...e que para receber tão pouco mais valia não ir trabalhar (tipo birra...e ele n ia mesmo trabalhar =S)...queria pois que o estado lhe desse mais dinheiro e que as proprias pessoas k ali estavam lhe dessem dinheiro =S ...entretanto ele ia ofendendo tudo e todos! Uma cena deveras "linda"!

Gostei da forma como falaste da mulher e do discurso em si =)
Eu provavelmente seria das pessoas que acabaram por gozar com as "figuras" (chamar-lhe-ia eu) que a mulher teria acabado de fazer =P
O discurso dela...temática Deus (que para mim é algo que não existe) tambem não me diria nada...mas prontos =P
E concordo contigo..era bem bom que nós (estudantes) conseguissemos ter uma boa capacidade de discurso, que tanta falta faz kuando tem que se apresentar trabalhos na escola =P

Sim senhor,um bem haja á senhora!

Hugzzzz =)

Rute disse...

=) Lindo! Somos livres para nos expressarmos, sobre o que quizermos, no tom que acharmos bem e escolhermos o local que mais apropriado achamos. Parvas são as pessoas que gozam, são seres cinzentos e tristes, que acham tudo anormal. Anormal são eles que o divertimento para eles se resume a uma palavra: "lol" nem sorrizo nem expressão facial. Nada. São ocos, vazios. Por isso, vamos todos dar um sorriso sincero e respeitar todas as opiniões dos demais.

Sorriam, sorrir é o melhor remédio, e bigadão Titi, que apesar de andares estoirado fazes-nos sempre tão bem, quem sai de perto de ti sai sempre com um sorriso nos lábios.

Tu sim, também és um grande trovador, principalmente se te derem traçadinho a beber =P

Adonde é que voces andam?