sexta-feira, abril 20, 2007

O que é uma gravata?



Será que quando alguém diz que 2+1=3 é diferente do que dizer 1+2=3?

Somos aceites por aquilo que parecemos e não por aquilo que realmente somos. Os amigos são aqueles que nos aceitam por aquilo que somos e isso sim é de valor.

Vivemos numa sociedade de gravatas, onde toda a gente sabe dar o nó da gravata mas muito pouca gente sabe o que isso realmente significa.

Sou um louco. Sim. O pano colorido afinal é uma gravata.

(...)
- Uma gravata.
- Muito bem. A sua resposta é lógica, coerente com absolutamente normal: uma gravata!
»Um louco, porém, diria que eu tenho ao pescoço um pano colorido, ridículo, inútil, amarrado de uma maneira complicada, que acaba por dificultar os movimentos da cabeça e por exigir um esforço maior para que o ar possa entrar nos pulmões. Se eu me distrair quando estiver perto de um ventilador, posso morrer estrangulado por este pano.
»Se um louco me perguntar para que serve uma gravata, eu terei que responder: absolutamente para nada. Nem mesmo para enfeitar, porque hoje em dia ela tornou-se o símbolo de escravidão, poder, distanciamento. A única utilidade da gravata consiste em chegar a casa e tirá-la, dando a sensação de que estamos livres de alguma coisa que nem sabemos o que é.
»Mas a sensação de alívio justifica a existência da gravata? Não. Mesmo assim, se eu perguntar a um louco e a uma pessoa normal e a uma pessoa o que é isso, será considerado são aquele que responder: uma gravata. Não importa quem está certo - importa quem tem razão.
- Donde o senhor concluir que eu não sou louca, pois dei o nome certo ao pano colorido.

Paulo Coelho - Veronika decide morrer

3 comentários:

Rute disse...

Muito bem! Andas a aprender!!!
Olha.. É o que te disse ontem!!! Uma gravata é uma pila pendurada e cheia de cores.. umas mais pikenas, outras excessivamente grandes. Com cores feias e garridas algumas! Outras giras sexys e interessantes. Que dão vontade de tirar o nó! LOL.

Eu sei fazer nós de gravatas!!!!!!!!! Até de 2 maneiras diferentes! Ena! =D

e.t. disse...

É mesmo isso! =)
Gosto destes teus post's e tou a ver que este Paulo Coelho tem muito que se lhe digaa! Ate fico curioso em relação aos livros delee =P

MAs tenho que discordar de uma coisa que escreveste "toda a gente sabe dar o nó da gravata"...por acaso...por acaso...eu não sei..lolol..sempre que tenho que usar gravata tenho que pedir a alguem pa lhe fazer o nó =P

De facto os amigos são mesmo aqueles que nos aceitam por aquilo que nós somos e deixa-me que te diga...és meu amigo!=) E ao contrario do que dizes, tu não és um louco! Loucos são aqueles(as) que não olham para terceiros com olhos de ver.
Em certa medida a loucura é algo que não existe...existem apenas pessoas, personalidades, um mundo...uma realidade!
Dentro da realidade cada pessoa vive a sua propria realidade e tem atitudes, as suas atitudes proprias...Como cada pessoa está tão entranhada na sua realidade não consegue percepcionar a dos outros...daí que para algumas pessoas 2+1=3 seja diferente de 1+2=3...

Sim senhor, grande post! Transcreveste do livro uma parte muito interessante e que dá mesmo que pensar!É impressionante o simbolismo que as coisas podem ter!
Continua sempre a escrever e a dar a conhecer as tuas ideias, ou as ideias com as quais concordas! =)
Muito fixe sim senhor! =))

Abraçãooooo =)

Ana Pena disse...

Ai Tiago se tu soubesses o que um professor meu odeia Paulo Coelho! Até os olhos lhe faíscam quando fala dele! Numa aula disse mesmo que aquilo é só merda e que espera que ele fique com artrite reumatóide p n conseguir escrever mais livros! Lol, eu "peguei-me" com ele um bocadinho mas dps já nem lhe ligava.
Paulo Coelho...percebo que haja pessoas que não gostem. Eu já gostei mais, é um facto. Mas desde que tenhas consciência das partes esotéricas e moralistas que ele escreve para vender e "enganar"...desde que tenhas consciência disso, consegues apreciar dps os outros pequenos prazeres q o livro te dá, mas parece que há professores que não percebem isso!:)

De qq das formas anseio o dia em q o prof. esteja a dar uma aula teórica e diga algo do género: "Isto é algo que ainda ngm conhece bem bla´blá blá...e eu ainda ando a tentar procurar no meu espírito a resposta a isto"

Eu levanto o dedo e sugiro, perante toda a plateia: Professor talvez o seu espírito já tivesse encontrado a resposta certa se lesse Paulo Coelho! lolol e cagar-me a rir na cara dele!

ahaha hihih ehehe, epá espero q isto um dia aconteça!:)

Ps - dscp n dizer nd sobre o post:P

Adonde é que voces andam?