segunda-feira, janeiro 07, 2008

Censurado - Grande filme!!

A semana passada fui ver o filme: Censurado, de Brian de Palma ao cinema!

Muito muito forte!

É ficcional, BASEADO EM FACTOS VERÍDICOS, ao estilo de documentário sobre a guerra no Iraque.

O filme fala sobre um grupo de soldados que está destacado para fazer um posto de controlo para impedir carros armadilhados de avançarem sobre a cidade. À medida que o filme se vai desenvolvendo começa a falar sobre a violação de uma rapariga e o assassínio de uma família por dois soldados norte-americanos. Esta história e a maneira como se desenrola é ficcional mas é baseada em factos verídicos.

Houve duas frases que me marcaram muito no filme:

"2000 pessoas foram mortas em postos de controlo pelas tropas dos EUA sendo que apenas 60 se revelaram insurgentes" - Nenhum soldado foi formalmente acusado de ter morto nehuma destas 1940 pessoas.

Mais de metade dos Iraquianos não sabe ler e não percebe os sinais de STOP que se encontram nos postos de controlo.


"We are all just fucking watchers who see all and do nothing"

E só para que vão já preparados, estejam à espera de um final em grande! Não me consegui conter e passei os últimos minutos do filme a chorar como há já algum tempo que não chorava...




4 comentários:

Luís Silva disse...

Parece-me bem... o que é pena é que este filme nunca deverá chegar ás salas de cinema de onde vivo, pois não temos nenhuma com cinema alternativo infelizmente...
Lá terei que fazer o download... hehe
Estou curioso por ver o final :)

Tiago disse...

Epah nao sei se vais gostar... eu quando fui ver o filme fui um bocado à descoberta... gosto imenso de ver cinema alternativo. E este é bastante alternativo. Mesmo muito! E é mesmo muito forte! Plo menos eu achei!
Espero que gostes e espero mesmo que deixemos de ser apenas "watchers, just fucking watchers"

Tiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GotchyaYinYang disse...

Parece ser muito bom. Obrigada pela divulgação.

Adonde é que voces andam?