quarta-feira, março 12, 2008

Vaticano adapta-se... poluir é pecado



Abro a edição do Público on-line e deparo-me com este título:

Vaticano actualiza a lista de pecados a adapta-a aos tempos modernos.

É pena que a única coisa que a igreja consiga actualizar são os pecados.

«Não poluirás a terra. Serás contra a manipulação genética. Não traficarás droga... Novos tempos, novos pecados. Pelo menos esta é a ideia de um responsável do Vaticano, que indicou este fim-de-semana o que poderia ser uma lista dos novos pecados originados pelos “demónios” dos tempos modernos, com o objectivo de manter os fiéis informados. Não são os pecados originais, mas originalidade não lhes falta.»

Pelos vistos a única maneira da igreja ser ouvida é inventar novos pecados. Ou pelo menos é a única maneira de ter projecção mundial. O ano passado inventou os pecados de andar na estrada... Este ano poluir é pecado.

Não me interpretem mal... Eu tiro o chapéu à igreja por este novo pecado. Ao menos um pecado que faz sentido nos dias que correm. Só tenho pena é que seja através da criação de pecados que a igreja consiga chegar às pessoas. E tenho ainda mais pena de não se actualizar mais.

Na minha opinião a igreja foi ao longo dos anos transformando-se numa empresa. Numa empresa com contornos diferentes é verdade. No entanto, os princípios são os mesmos de uma qualquer organização: Actualizar ou morrer!
Ir de encontro às necessidades dos clientes (fiéis) é essencial para a continuação em funcionamento de uma qualquer organização. No entanto, a igreja continua demasiado enraizada a velhos costumes. Não entende as pessoas logo, estas sentem-se desapoiadas e sem necessidade de um intermediário entre elas próprias e Deus. E depois os consequentes escândalos envolvendo padres pedófilos, corrupção não ajuda propriamente à imagem da igreja; os que deviam ter moral para falar são ainda piores que nós próprios. E por isso a razão desta notícia:

«O arcebispo, na conferência, aproveitou a oportunidade para relembrar que faltar à tradicional confissão católica continua, apesar da sua longevidade, a ser um acto condenado pela instituição. Para se apoiar nas estatísticas, porque afinal a igreja também tem "rankings", a Universidade Católica de Milão estima que cerca de 60 por cento dos fiéis italianos deixaram de se confessar, dispensando a absolvição dos seus pecados em nome de Deus. De acordo com o mesmo estudo, 30 por cento dos católicos do país não sente necessidade de contar as falhas a um padre e 20 por cento sente-se pouco à vontade a falar dos seus pecados com outras pessoas.»

Bem, mas ao menos nesta vez deu o exemplo:

«E para provar que o Vaticano quer reduzir a sua pegada ecológica, os seus edifícios contam agora com painéis fotovoltaicos para a produção de electricidade. Recentemente, foi também anfitrião de uma conferência científica para discutir as ramificações do aquecimento global e das alterações climáticas, para as quais em muito contribui o uso humano de combustíveis fósseis.»

Falta no entanto um longo caminho a percorrer para que um dia, eu entre numa igreja, abra uma porta e não veja apenas meia dúzia de pessoas que dentro de poucos anos já não vão precisar de ir a uma igreja porque vão poder falar com Deus em primeira mão!!

Bem, acho que já divaguei demais com este tema.

Viva as cuecas do Bento XVI que deviam ser de material reciclável...

4 comentários:

Sorrisos em Alta disse...

:o)

Gostei!

Abraço

GotchyaYinYang disse...

Bem antes de mais deixa-me dar-te os parabéns pelo excelente post Tiago!

Depois a minha resposta é: MEDO! A única coisa produtiva disto tudo sempre foram os painéis fotovoltaicos...

Realmente é incrível como uma pessoa passa a mudar os seus actos ou convicções só por "ser pecado...", quando os devia mudar pelo seu princípio moral e ético... Enfim... Acho piada ao pecado da manipulação genética...

Na nova lista provavelmente também estará:
- Não verás o 2 girls 1 cup (mas este devia ser mesmo seguido porque aquilo é nojento! LOL)
- Não chuparás a língua a alguém do mesmo sexo
- etc etc...

Rute disse...

LOL! O grande pecado do Vaticano são eles mesmos que são a maior máfia viva da história da humanidade!

Miguel Noite disse...

Oh Tiago a Igreja neste momento está a contratar muitos formados em Marketing!

Aliás, já se está a proceder a uma total renovação dos pecados! Vai sair uma nova lista! Muito fixe!

- Não irás a discotecas malucas
- Não fodilharás
...
(tou-me a passar... e falando em passar passei a tecnologias da informação LOL)

Adonde é que voces andam?