quarta-feira, junho 04, 2008

Londres - Maio 2008

I told I was going to have tea with the queen...



A viagem começou no aeroporto de Lisboa com os altifalantes a gritarem: "Maria Rodrigues e Tiago Rodrigues, ultima chamada para o voo com destino a Gatwick - Londres. Maria Rodrigues e Tiago Rodrigues"... Não estava assim tão atrasado, mas pelos vistos os ingleses gostam mesmo das coisas com pontualidade. O avião não partiu sem mim e acabei por embarcar no voo.

O que mais gostei em Londres foi da cidade em si. Tem monumentos giros sim... o Big Ben, as casas do parlamento, tower bridge, British museum... mas aquilo que mais gostei foi da cidade: das casas, do metro, dos parques, das ruas... acho que não estava mesmo nada à espera que Londres fosse tão diferente de Lisboa ou de qualquer outra cidade onde já estive.

Os habitos em Londres são bastante diferentes. Às 21h já toda a gente jantou e às 22h já os bares estão cheios de gente. Toda a gente sai dos empregos às 17h e nessa altura o underground fica caótico.

Os ingleses são pessoas lindas. Tinha a ideia que os homens eram altos e muito magros com os dentes tortos e que as mulheres fossem altas loiras muito magras e com caras de enjoadas. WRONG! Os homens são bastante altos, loiros, olhos claros e bem constituídos (devem passar o dia no ginásio). Têm bastante estilo mas um estilo discreto, especialmente os que andam de fato. As mulheres andam sempre muito bem vestidas e maquilhadas. São muito giras mesmo e à noite vestem-se como se fossem para um casamento... quando na verdade vão apenas a um bar ou discoteca. O esteriótipo de que os Ingleses são feios é mentira!


"Descubram a mão da loira"

Uma das coisas que mais me fez confusão é a condução pela esquerda. Embora esteja em cada passadeira "Look right / left" faz-me confusão porque quando não está escrito não sei de que lado vêm os carros tanto que de uma vez devei com um ciclista em cima... Graças a Deus que foi um ciclista! Podia ter sido atropelado por um Bus vermelho de dois andares! Fona!!



Picadilly Circus é uma zona muito boa para se passar a noite e foi lá que bebi a melhor cerveja da minha vida!! Percebi nessa altura porque é que os Ingleses adoram cerveja: porque aquela cerveja é do melhor que há!!!!! No entanto só consegui beber uma cerveja no segundo pub em que entrei porque no primeiro mal me sentei começou a cair água do tecto. À procura de um segundo pub passei por sex shop e por casas de alterne uma com uma mulher bastante rechonchuda (para não chamar gorda) que me chamou a fazer uma visita ao seu interior (ao interior da casa de alterne e ao interior dela própria).
Gostei bastante desta zona à noite; há uma grande liberdade de expressão e bastante diversidade entre as pessoas pois há bares para todos os tipos de pessoas: pub com cerveja, discotecas "in", bares gay, restaurantes japoneses, americanos, escoceses, e de outras nações, pubs de engate, casas de prostituição, sex shops, lojas alternativas, lojas com coisas ligadas à cultura britânica ... ... no fundo há algo para toda a gente e toda a gente coexiste por aquelas ruas e isso é o bonito de se ver =)



Nos dias que lá estive não fui a nenhum restaurante típico inglês mas fui experimentar um Japonês num dia e um Chinês noutro dia. O restaurante chinês estava situado na China Town Inglesa que não fazia ideia que existia... Foi giro ver ruas inteiras com lojas e restaurantes apenas chineses...

Adorei o facto dos ingleses terem bastantes musicais e terem bilhetes à venda por vários sitios da cidade...

As pessoas que pedem uns trocos no metro são fascinantes... Passei por um homem que cantava opera como acho que nunca tinha ouvido cantar. Tinha uma voz única. De certeza que tem um emprego numa casa de ópera qualquer e depois faz um part-time a cantar nos corredores do metro. Noutra estação estava um homem a tocar harpa... lindo! Esqueçam lá os portugueses que raspam um bocado das unhas nas cordas de uma viola nos corredores do metro... O underground Inglês é outra loiça!



Uma das coisas que mais me impressionou foi o facto dos ingleses terem parques de média dimensão em quase todas as ruas com bancos onde as pessoas podem almoçar... E AMEI o Hyde Park que é uma parque gigantesco que fica mesmo no meio da cidade de Londres. Nunca tinha estado num parque tão grande no meio de uma cidade... e quando eu digo grande é mesmo GRANDE! Eu andei pelo parque uma boa meia hora a andar a pé... e não foi em círculos... foi sempre em frente! Por isso o parque é mesmo gigantesco!
Os Ingleses conseguem mesmo ter uma qualidade de vida diferente da nossa. Eles têm parque gigantes no meio da cidade onde as pessoas podem relaxar e ir almoçar ou mesmo lanchar depois do trabalho...



Achei lindo as pessoas oferecerem bancos aos jardins e dedicarem-no a alguém especial.

Outra das coisas que reparei é que os bares entre as 5h e as 7h estão cheios de pessoas que se reúnem depois do trabalho... Achei bonito que as pessoas não fossem logo para casa mas que passassem antes por um pub para beber uma cerveja com os colegas e amigos...



Outra coisa que adorei é que nos parques ingleses existem esquilos!!!! Ok, secalhar não acham assim tão especial mas eu nunca tinha visto um esquilo e adorei andar a correr atrás deles a oferecer a comida que tinha na mala... e os oferecidos vêm buscar a comida à nossa mão e desandam para a comer; quando acaba voltam para mais!

Em Londres os edifícios são todos muito homogéneos o que faz com que a cidade seja esteticamente bonita... Adorei ver as paredes cobertas de tijolos castanhos e os telhados com grandes chaminés. Fez-me lembrar um bocado os cenários dos filmes Oliver Twist ou do Sweeney Todd.

Enfim... Londres é uma cidade linda cheia de coisas bonitas para ver, cheia de cultura e de pessoas simpáticas! Vale mesmo a pena visitar um dia... e se forem digam qualquer coisa que eu vou outra vez.

Quando visitamos a cidade ficamos (eu pelo menos fiquei) com a sensação de que gostaríamos de viver ali! Eu adorava morar em Londres... trabalhar e viver lá... gostei mesmo muito!

... enfim... não disse metade das coisas que gostei em Londres mas acho mesmo que toda a gente deve ir visitar a cidade um dia nas suas vidas...

11 comentários:

GotchyaYinYang disse...

Tu querias era ir viver para dentro da rechonchuda!

Ainda bem que gostaste de Londres. Também gostava muito de visitar a cidade :)

E o esquilo é muito querido!!!

Rute disse...

És sexy! Mas gosto mais dos homens fardados que não se veem os olhinhos!

O esquilo é lindo, porque não trouxeste um para mim??? Temos de la ir para rebolar na relva do hidden park! E vamos para a zona G! LOLOLOL

Sergio disse...

Engraçado como tenho a mesmíssima opinião de Londres. É a única cidade que até hoje me conseguiu fascinar realmente.
Só falta uma coisa pra ser a cidade perfeita: Eu viver lá!

e.t. disse...

Eu bem sabia que não devia ter lido este post!! Agora fikei com inveja! Isso faz-se? FAZ??!! =P

Ainda bem que gostaste assim tanto! =)

MAs olha, na foto não estás a tomar chá! =P

Anónimo disse...

sim !!!
é a mesma Londres que eu visitei =)
tambem fiquei assim ...
totalmente
In Love !!!

Ana

Rute disse...

P.S. Tas com a dobrinha à Tony na foto com a Queen!!! Horrível!!!!

Madeira Inside disse...

Ah! Muito bem! També já lá estive, durante 18 dias fantásticos.
É tão giro quando os esquilos vêm comer à nossa mão! :)))

Fizeste muito bem em aproveitar! :)

Viva Londres ;)

Tiago disse...

Ahhh pois... para as pessoas que não acreditam naquilo que disse de londres e acham que não é tudo lindo e bonito vejam os comentarios da ana, do sergio e da natalie!!

Quem me dera ter ficado 18 dias!

PS: Eu sou fiel ao meu próprio estilo e por isso uso a dobra nas calças!! lol

Miguel Noite disse...

Eh anda aqui uma pessoa a estudar triste e infeliz (ou não) e tu a passear e a tentar comer a rainha... txxxx

Luís Silva disse...

GOD SAVE THE QUEEEEEEEEEN...
I can see you had a great time!
P.S.: No use in comparing Lisbon to London my friend...

P.S.S.: Why am I writing in english?

Merchi disse...

... adoro Londres!

Adonde é que voces andam?