terça-feira, julho 07, 2009

Onde está o Yann Tiersen?


Lembram-se dos livros “Onde está o Wally?”? Foi assim que me senti no concerto de Yann Tiersen: “Onde está o Yann Tiersen?” - perguntei eu durante o concerto de quase 2 horas no CCB – 06/06/2009.

Yann Tiersen evoluiu, metamorfoseou-se, alterou o seu estilo musical passando de um estilo instrumental com sons clássicos modernos para rock no sentido literal da palavra “Rock”. Yann Tiersen deixou por isso de ser uma banda de CCB/Coliseu/Aula Magna para passar a ser uma banda de festivais. O concerto de ontem teria sido muito melhor se tivesse sido feito no Sudoeste, no Optimus Alive!, em Paredes de Coura quem sabe…

A sala grande do CCB não está preparada para receber uma guitarrada rock… a acústica de todo o concerto foi muito má e muitas vezes deixava de se ouvir musica para se passar a ouvir apenas barulho. A bateria conseguia ser ouvida em 3 locais diferentes na sala e o violino muitas vezes deixava de se ouvir para dar lugar à guitarra e bateria.

Yann Tiersen esqueceu o acordeão (não o usando nenhuma vez), e pouco se lembrou do violino deixando no passado as músicas melódicas que criou com uma beleza estonteante… aliás, não esqueceu: alterou-as tornando-as em puro rock. No entanto não consigo acompanhar essa alteração de estilo. Sinto como se que o coro de igreja tivesse começado a tocar heavy metal e que os metaleiros dos festivais de verão tivessem começado a dançar ballet… Existem transições de estilos que não podem ser feitos à bruta… assim sem vaselina… e acho que foi isso que faltou no concerto de ontem: vaselina.

Embora tenha esquecido o seu passado, Yann Tiersen deu um excelente concerto de rock (aparte das condições acústicas do CCB)… ficamos à espera do próximo com a expectativa que saia da caixa um acordeão, um violino e umas guitarradas a acompanhá-lo…

3 comentários:

GotchyaYinYang disse...

Pois se já é a segunda vez que ele faz isso... é melhor comprares mesmo a vaselina...

Rute disse...

Cada um tem o que merece... ahahah (6)

Ana Pena disse...

LOLOL, gostei da imagem de metaleiros a dançarem ballet! nenhum artista q se preze gosta de ser rotulado e considerado apenas bom dentro de um estilo. Faz parte da busca artística, do explorar o seu próprio potencial, do crescimento e aprendizagem de um artista, mudar. E muitas vezes as mudanças são radicais e assim devem ser!!

Viva o Yann Tierson arrojado!:P

Adonde é que voces andam?