sexta-feira, abril 14, 2006

Às armas às armas...

-Deem-lhes futebol e telenovelas que o português fica feliz-

Às vezes ponho-me a pensar naquilo que motiva os portugueses!

Lembrei-me instantaneamente de futebol e telenovelas.

O governo anuncia que a taxa de desemprego vai continuar a subir, que a taxa de inflação vai subir, que o IVA vai subir e que a unica coisa que diminui é o poder de compra dos portugas.

E o povo o que faz? Fala com o vizinho(a) e diz que "é sempre a mesma coisa, e os politicos são sempre a mesma coisa".

Mais tarde no jornal da tvi, vê-se a noticia de que o presidente da câmara de lisboa comprou um carro SUPER caro porque não queria o carro do seu sucessor. Este carro não foi decerto pago com o seu ordenado mas com o dinheiro dos contribuintes. E o que é que o português faz? Vai novamente bater à porta do vinzinho(a) dizer: "já viu esta miséria, andam as pessoas a apertar o cinto e estes marmelos andam aqui a comprar carros carissimos com o dinheiro do povo". Depois de ter desabafado com o vizinho(a) vai para casa e dorme.

Imaginemos agora a seguinte situação: O governo por uma qualquer razão decidia que estaria, a partir desse mesmo momento, proibida a transmissão de telenovelas e a prática do futebol.

O que é que o português fazia? Iria mais uma vez a casa do(a) vizinho(a) e 5minutos mais tarde já estava com cartazes e as gritos em plena rua com mais metade do bairro em direcção à assembleia da republica. Pelo caminho teriam decerto virado uns quantos carros e incendiado outros quantos. Quando chegam à assembleia, esta já está queimada e o Cavaco e o Sócrates vão de mão de mão dada ter uma reunião com um tal de S. Pedro.

E é esta imagem de básico que me revolta. As vezes julgo que o povo português anda numa constante utopia e vive num sonho onde as unicas coisas que o preocupam são se há futebol esta semana e se a protagonista da telenovela já casou ou morreu. Eu até compreendo que as pessoas gostem de telenovelas e futebol. O que eu não compreendo é porque é que estas ficam cegas ao vê-las.

Ainda faltam uns quantos meses para o mundial e já anda tudo num fernezim a ver os jogos de preparação, e a distribuir calandários dos jogos e até a fazer programas dedicados exclusivamente ao mundial. As pessoas já andam a lavar a bandeirinha pá pendurar na janelinha pa dar força!

Acério, secalhar o problema sou mesmo eu, mas não compreendo.

Falo dos portugueses porque é o povo com o qual mais me identifico e sei que não há povo melhor. E que quando o portuga faz uma coisa, e está motivado para isso, faz bem. Por isso minha gente vamos lá a abrir a pestana pa ver se não somos ultrapassados pelos paises de leste, e não me refiro no mundial de futebol, refiro-me mesmo ao ranking económico da UE.

(peço desculpa se ofendi alguém que não se enquadra neste post, ou se a carapuça lhe serviu!)

2 comentários:

Ana Pena disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ana Pena disse...

concordo plenamente ctg...inda para mais o futebol dos grandes clubes tornou-se num vergonhoso negócio à vista de todos! *

Adonde é que voces andam?