quarta-feira, março 05, 2008

Mentes brilhantes - National Geographic






Se tiverem dinheiro comprem a National Geographic deste mês...

Na página 20 começa um artigo chamado "Mentes brilhantes". Este artigo fala da inteligência que os animais têm, mas que muitos, especialmente os mais cépticos, incluindo os psicólogos de cognição humana, continuam a rejeitar... Neste artigo podem conhecer Alex, o papagaio que consegue comunicar através de vocabulário humano, chegando mesmo a criar a palavra "ban-eja" que significa maça, que para Alex sabe a banana mas parece-se com uma cereja... Podem ainda conhecer a Betsy, cadela que identifica mais de 340 palavras e as associa a objectos entre muitos outros... corvos, golfinhos, orangotangos, ovelhas, Lémures, Bonobos, Momos e Gaios...

Cheguei ao final do artigo a perguntar-me "porque razão andamos nós à procura de vida inteligente noutros planetas se temos vida inteligente aqui, mesmo à nossa porta e ainda mal a conhecemos?"

E agora estais vós todos a pensar, "ahh e tal eu sempre soube que os animais eram inteligentes"... sim sim, isso todos nós sabemos... o que não sabíamos era ao ponto a que esta inteligência já chegou... e estes investigadores mostram isso... gostei mesmo de ler o artigo :)


E assim começa:

"Em 1977, Irene Pepperberg, recém-licenciada na Universidade de Harvard, iniciou um projecto arrojado. Numa época em que se consideravam os animais como autómatos, ela procurou descobrir o que se passava na mente de um animal de outra espécie, conversando com ele. Levou para o laboratório um papagaio cinzento africano chamado Alex, então com um ano, e ensinou--o a reproduzir os sons da língua inglesa. “Pensei que se ele aprendesse a comunicar, eu poderia fazer-lhe perguntas sobre a maneira como ele via o mundo.”"

4 comentários:

GotchyaYinYang disse...

Fixe vou ver se compro a revista!!! Esse artigo parece ser mesmo muito interessante. Já vi alguns documentários sobre o tema e acho que num deles que deu na Rtp2 falaram desse papagaio :)

e.t. disse...

É uma verdadeira pena o ser humano continuar a achar-se superior a tudo o resto que existe. Deviam olhar bem para nós e, antes de mais, reflectir sobre como sobrevivemos e das ferramentas/ultensilios/etc que necessitamos no nosso dia a dia...e depois pensem em como os animais que não têm nada, não têm mapas, não têm tecnologia..não têm nada do que nós temos, como eles conseguem sobreviver, como conseguem defender-se, até planear o modo como hão-de fazer isto ou aquilo..a forma como se lembram dos caminhos para a comida, para a água..para tudo!
Se quiserem acusar alguem de pouco inteligente ou de não ter consciencia..acusem o Ser Humano, que cada vez mais contribui para a destruição do planeta! Depois olhem em voltam e somem os pontos negativos em que por exemplo, golfinhos, tigres, escaravelhos, borboletas, etc etc contibuem para a destruição do nosso mundo... ah pois é!

Nunca ninguem me conseguirá convencer que os animais não são inteligentes! Como esse artigo demonstrará e tal como vários programas de tv que já vi, os animais ditos irracionais são bem mais inteligentes do que alguma vez se possa imaginar!

Gostei muito deste teu post Friendzituu Tiago =)

Luís Silva disse...

O meu cão é muito melhor que esses papagaios foleiros que falam e coisas dessas...
O meu cão só come Royal Canin! HMPF!

Miguel Noite disse...

Que será que pensou o papagaio sobre a nossa espécie?

"Cambada de bestas..."

algo parecido :)

Adonde é que voces andam?