sexta-feira, março 28, 2008

Roteiro #1: Por uma vida melhor; BES Photo 2007; Hard Rain Show

A partir deste momento, este blog passa a ter um espaço dedicado à cultura onde serão postas exposições, peças, concertos e afins da cidade da Lisboa e a minha apreciação. Não contem com posts sobre o assunto muito frequentes, mas lá se vai arranjando qualquer coisinha.

Espero que com isto as pessoas comecem a conhecer mais coisas e deixem de estar sentadas no sofá, de pantufa no pé e comando na mão.

Saiam, conheçam, vivam... e hoje li uma frase muito boa num livro que estou a ler sobre isso:

É bom termos a experiência de tudo o que queremos saber» - pensou."
Siddhartha, Hermann Hesse


Geráld Bloncourt

Por uma vida melhor

de 18/02/2008 a 18/05/2008 no CCB, Museu Colecção Berardo




Gérald Bloncourt apresenta um trabalho acerca da emigração de quase um milhão de pessoas, oficial ou clandestina, em direcção a França. Trabalhou com e sobre a comunidade portuguesa, estabelecendo relações com os operários, que permitiram que partilhasse da sua vida quotidiana. As suas fotografias constituem um testemunho da realidade dos anos 1950 e 60 para as familias que a França não soube acolher.

Uma exposição que vale mesmo a pena visitar! A mim pessoalmente, e mesmo não sendo grande apreciador de fotografia, tocou-me bastante.

Aconselho vivamente a visitar!



BES Photo 2007

Daniel Malhão / Eurico Lino do Vale / Miguel Soares

de 14/03/2008 a 04/05/2008 no CCB, Museu Colecção Berardo



O BES Photo constitui o mais elevado prémio atribuído à fotografia nacional sendo o melhor remunerado e mais reconhecido.
Este ano estão a concurso três trabalhos de Daniel Malhão, Eurico Lino do Vale e Miguel Soares.

A mim pessoalmente só me agradou o trabalho de Eurico Lino do Vale (na foto) [e o de Daniel Malhão também]. O facto de estarem apenas perfis, dá a sensação de que somos apenas uma forma. Esta forma que nos impede de reconhecer uma pessoa muda de pessoa para pessoa. Leva-nos a pensar na forma, na textura do corpo tal como ele é, sem aspecto nenhum, apenas forma.

"O retrato é a própria realidade, um acto performativo. É o acto de encarnar a figura do fotógrafo para registar o momento. De um lado e do outro, é um encontro de duas pessoas num determinado tempo. O acto de fotografar é um acto de convergência de uma pessoa com outra. Depois, chega a divergência, quando o objecto se torna autónomo e decide partir. Porém, para mim, retratar não é nem teatro nem realidade pura. É o resultado daquilo que aconteceu."



Ângela Ferreira

Hard Rain Show

de 11/03/2008 a 11/05/2008 no CCB, Museu Colecção Berardo



Eu pessoalmente não gostei! Tenho dito.
Mas lembrem-se do Siddhartha: «É bom termos a experiência de tudo o que queremos saber.»


Bem, ficam aqui estas sugestões.

Para a semana (ou talvez amanhã) há mais, que já tenho outra exposição em vista!!

Atentamente,

Tiago

4 comentários:

GotchyaYinYang disse...

Muito bom! Acho muito bem estas novas ideias para o teu blog :)

Ah e já li o Siddhartha há uns anos e gostei!

Beijinhooooo

Rute disse...

Acho muito bem sim!

Agora comentário de amiga: erm.. tas armado em culto seu culhão!?

Tiago disse...

Não tou armado em culto! Estou a tentar ser culto! lol

Ahhh, uma coisa muito importante que me esqueci de dizer:

ESTAS EXPOSIÇÕES SÃO GRATUITAS!!

Pedro Espírito Santo disse...

Que oportuna essa frase do Hermann Hesse! O problema é não vivermos tempo suficiente para experimentarmos tudo aquilo que gostaríamos, a ideia é ir tentando não desperdiçar as pequenas oportunidades. E porque não procurá-las? Porque pior do que nunca ter experimentado algo é nunca ter feito o mínimo esforço por isso. Enfim, Pedro está com a cabeça na lua hoje.

Gosto de ver o seu blog todo cultural, é assim mesmo, uma pessoa interessada é um pessoa interessante! Já o eras antes, mas agora ainda és um poquinho mais!

Ahhh e acho que o senhor da 2ª foto deveria fazer uma rinoplastia ou então deixar de mentir porque parece o Pinóquio.

Adonde é que voces andam?