sábado, agosto 23, 2008

Os Olimpicos; Passos Coelho; Manela Ferreira Leite (Azedo)


Hoje, como todos os Sábados, comprei o jornal Expresso. Mas o Expresso de hoje não era o Expresso de todos os outros Sábados. Era um jornal diferente. Ou então sou eu que estou diferente. Talvez depois do desabafo de ontem à noite, com o Portugal que temos, encontrei no Expresso o consolo que precisava. Encontrei outros alguéns com opinião similar à minha e políticos de uma oposição descontentes com o governo e com a oposição em si.

Faço minhas as palavras de Daniel Oliveira acerca dos Jogos Olímpicos:

«D. Sebastião de Pequim

Em Portugal ninguém liga pevide a nenhum desporto que não seja o futebol. Basta ver as capas dos jornais desportivos das ultimas semanas e o investimento em desporto escolar. Em Portugal gastam-se tostões com os atletas de alta competição. Através do blogue Zero de Conduta fiquei a saber que na Holanda um só banco gasta tanto no financiamento ao ciclismo como todas as empresas portuguesas gastam em todos os desportos que não sejam futebol. Que na Austrália se gasta 33 vezes mais com a delegação olímpica do que Portugal. E quantos destes atletas bem preparados e bem financiados recebem medalhas? Muito poucos.
Mas o que nos falta em investimento sobra-nos em megalomania. Choveram acusações aos atletas portugueses: falta-lhes ética, não têm honra, andam a fazer turismo. Como se nos anos anteriores tivessem chovido medalhas. Compreendo o velejador Gustavo Lima quando, depois de ficar em quarto lugar, disse que para não ouvir que os atletas "andam a gastar dinheiro dos contribuintes"preferia abandonar a alta competição. Já basta o esforço e a falta de apoios e de adeptos num país obcecado com o futebol. É escusada, no fim, a ingrata bofetada. Estes desgraçados transformaram-se no bode expiatório dos que só se lembram deles quando chega a altura de cobrar medalhas. Dos que esperam por um D. Sebastião de sapatilhas que os tire da fossa. E esta histeria aconteceu nos melhores jogos olímpicos de sempre para Portugal.»

Mais atrás no inicio do jornal (07) a entrevista de Pedro Passos Coelho chama a minha atenção por ser a primeira entrevista do mesmo com a qual simpatizei. Além de "criticar" o silêncio de Manuela Ferreira Leite, refere que a lider da oposição tem que marcar presença. Além do mais refere que o casamento para prócriação (como MFL referiu na entrevista à TVI) é uma visão ultrapassada e anacrónica, que o estado não deve descriminar (falando acerca do casamento homosexual) e que relativamente à viragem conservadora do PSD, este não tem nada a ganhar com essa posição, nõe é lugar que deva ocupar na sociedade.
Fiquei satisfeito com esta entrevista mesmo não gostando dos principios do PSD e abominando a sua lider.

Outro dos temas que ocupa grande parte do jornal é o silêncio de Manuela Ferreira Leite. Mas meus caros, a senhora tem que poupar as palavras. É que falar com aquela idade cria ainda mais rugas, e a lider do partido tem que estar "fresquinha" (dentro dos possiveis) para emitir as suas degradantes posições acerca da sua visão conservadora das familias e sobre a prócriação.

Desculpem lá maçar-vos com estes assuntos, mas só leram porque quiseram!!

2 comentários:

GotchyaYinYang disse...

A febre do futebol no nosso país é verdadeiramente demente... Não se entende como é que só vivem para futebol, quando existem tantos e tantos desportos... Mesmo assim a Rtp2 vai passando alguns deles. Enfim.

Rute disse...

O futebol cada vez mais me dá vómitos. Mesmo! Vivam os restantes atletas portugueses que se matam e se esforçam e aqueles que conseguiram distanciar o nome de portugal. E não é do futebol que falamos.

Adonde é que voces andam?