segunda-feira, setembro 04, 2006

Se eu pudesse... :'(

Estava a fazer zapping quando parei 5 segundos na oprah. O programa é sobre os problemas do mundo e numa das reportagens passou uma imagem que me chocou e marcou para a vida. Sete crianças africanas de joelhos no chão em fila com um copo cor-de-laranja na mão à espera que o voluntário lhes deitasse àgua no copo. Aquelas crianças com sede, simplesmente à espera de algo para beber. Com sede mas sem nunca sairem da fila, sem nunca perderem a ordem, apenas conformados de que a vida é assim e é assim que têm que viver. Quem me dera que simplesmente eu pudesse apanhar um avião para junto daquelas crianças e as pudesse abraçar e lhes dar um pouco de carinho, um pouco de amor. Quem me dera que todas as pessoas fossem altruístas, quem me dera que as pessoas deixassem de existir, quem me dera que aquelas crianças não tivessem fome, nem sede. Tivessem sim um pouco de amor, um pouco de amor, um pouco de amor. Não tenho orgulho nenhum em ser humano. Nenhum.
Hoje chorei. Mas chorei por uma coisa que valeu a pena. Chorei por aquelas crianças e espero que elas vivam o melhor que possam (como se isso fosse possivel). Estou vazio, repugnado e sem um pingo de orgulho em pertencer à raça humana.


3 comentários:

Pedro Espírito Santo disse...

E ainda há quem se queixe da sua vida... Um dia gostaria de fazer voluntariado, mas tenho sérias dúvidas se terei força mental para isso...

Rute disse...

Pois, força tenho para ajudar, mas estofo. Eu desmancho-me com vontade de chorar quando vejo um velhinho aflito a andar no meio da rua... =(

Anónimo disse...

Eu percebo a tua reação Tiago, e realmente parece que a humanidade faz mais asneiras que coisas boas... Também somos capazes de coisas maravilhosas, mas infelizmente só algumas pessoas é que são assim =(

Adonde é que voces andam?